Principais indicadores – DCOM/2017

27/02/2018 12:06

O Departamento de Compras (DCOM), setor responsável pelo planejamento e condução dos processos de compras de materiais permanentes e de consumo para toda as Unidades e todos os campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no que diz respeito à fase interna da licitação, bem como pela condução e execução de todos os processos de aquisição por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação, dentre outras atribuições, divulga seus principais indicadores relativos ao ano de 2017.

A Coordenadoria Geral do Almoxarifado Central (CAC) possui como principal indicador o número de requisições de material atendidas. No ano de 2017, este número foi de 1.224 requisições.

A Coordenadoria de Análise e Planejamento de Compras (CAPL) possui como principal indicador o número de pedidos de compra recebidos e que geraram processo, incluídas as dispensas e inexigibilidades de licitação, o que totalizou o número de 574 pedidos os quais geraram 461 processos, sendo que aqueles destinados à licitação totalizaram 6.796 itens.

A Coordenadoria de Acompanhamento e Execução de Compras (CAEX) realizou a emissão dos Termos de Referência dos processos licitatórios encaminhados pela CAPL, além de tramitar 101 processos de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos federais.

A Coordenadoria de Importação e Exportação, por sua vez, ficou responsável por encaminhar 53 processos de importação ou exportação, além de 19 processos de pagamento de taxas ao exterior. A referida Coordenadoria também gerencia e fiscaliza três contratos diferentes (despachante aduaneiro, frete internacional e armazenagem).

Conjuntamente, estas três últimas Coordenadorias realizaram a emissão de 2200 solicitações de nota de empenho registradas pelo Departamento de Contabilidade e Finanças, totalizando um valor de R$ 12.401.037,32.

Por fim, o Setor de Apoio Administrativo realizou a emissão de 1.309 Atas de Registro de Preços (ARP) junto aos fornecedores, encaminhou 119 processos, entre administrativos contra fornecedores, de cancelamento de ARP, realinhamento de preços, troca de marca e prorrogação de prazo de entrega, além de ter emitido 500 documentos, entre atas de reunião, atestados de capacidade técnica, memorandos e ofícios.

Por meio da Tabela 1 é possível visualizar com maior clareza a evolução dos indicadores apresentados:

O DCOM agradece a todas as Unidades pelo comprometimento na instrução dos processos enviados a este Departamento e no cumprimento dos prazos, e salienta a importância do planejamento interno das suas compras, tendo como principal ferramenta o Calendário de Compras 2018, divulgado no final do mês de dezembro de 2017, e disponível para consulta aqui no site do DCOM. Ressalta também o compromisso do Departamento em melhorar seus procedimentos, buscando maior celeridade e a melhoria do nível de qualidade do trabalho realizado.

O resumo completo do trabalho realizado no ano de 2017 pelo DCOM pode ser visualizado aqui.