Resumo do trabalho realizado – DCOM 2020

08/03/2021 15:49

O Departamento de Compras (DCOM), setor responsável pelo planejamento e condução dos processos de compras de materiais permanentes e de consumo para toda as Unidades e todos os campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no que diz respeito à fase interna da licitação, bem como pela condução e execução de todos os processos de aquisição por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação, dentre outras atribuições, divulga seus principais indicadores relativos ao ano de 2020.

A Coordenadoria Geral do Almoxarifado Central (CAC) possui como principal indicador o número de requisições de material atendidas. No ano de 2020, a CAC atendeu a 229 requisições.

A Coordenadoria de Análise e Planejamento de Compras (CAPL) possui como principal indicador o número de pedidos de compra recebidos das Unidades e seus respectivos processos. Nesse montante estão incluídos também os pedidos de dispensas e inexigibilidades de licitação. Em 2020, a CAPL recebeu e analisou 216 processos de compras e encaminhou 6.144 itens para licitação.

Em relação a esses números, cabe ressaltar que a partir de controles internos próprios, criados especificamente para essa finalidade, a CAPL aprimorou o trabalho de consolidação de pedidos para licitação, iniciado em 2016. A partir dessa sistemática, aprimorada e aplicada ao longo de todas as Etapas do Calendário de Compras, no ano de 2020 foi possível agrupar 3.874 itens comuns a pedidos de Unidades requerentes distintas em 72 processos de compras.

A Coordenadoria de Acompanhamento e Execução de Compras (CAEX) realizou a emissão dos Termos de Referência dos processos licitatórios encaminhados pela CAPL, processou 1.402 pedidos de autorização de fornecimento (AF) além de tramitar 25 processos de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos federais.

A Coordenadoria de Importação e Exportação (CIE), por sua vez, ficou responsável por analisar e conduzir 25 processos de importação ou exportação, além de 24 processos de pagamento de taxas ao exterior. A CIE também gerencia e fiscaliza os contratos de despachante aduaneiro, frete internacional e armazenagem.

Conjuntamente, CAPL, CAEX e CIE realizaram a emissão de 2.320 solicitações de nota de empenho registradas pelo Departamento de Contabilidade e Finanças, totalizando um valor de R$ 23.536.039,44.

Por fim, o Setor de Apoio Administrativo realizou a emissão de 999 Atas de Registro de Preços (ARP) junto aos fornecedores, encaminhou 166 processos (administrativos contra fornecedores, de cancelamento de ARP, de realinhamento de preços, de troca de marca e de prorrogação de prazo de entrega) e emitiu 303 documentos (atas de reunião, atestados de capacidade técnica, memorandos e ofícios).

Por meio da tabela a seguir é possível visualizar com maior clareza a evolução dos indicadores apresentados:

Dentre os destaques está a economia de cerca de R$ 9.428.835,68 para a UFSC em custas processuais, resultado do aperfeiçoamento do trabalho de consolidação de itens de materiais semelhantes em processos únicos e, especialmente, o agrupamento de pedidos em um menor número de processos, resultando na institucionalização dos processos de compra da UFSC. Também passaram a figurar no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 da UFSC os indicadores “média de itens por processo licitatório de materiais”, “média de valor comprado por processo licitatório de materiais”, “índice de processos licitatórios de materiais encaminhados fora dos prazos estabelecidos” e “tempo médio de tramitação dos processos licitatórios de materiais”

Além disso, o DCOM teve participação ativa em ações de enfrentamento à pandemia de COVID-19, especialmente aquelas que envolveram aquisição de materiais, insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no âmbito da UFSC.

Por fim, com muito esforço foi possível da andamento às atividades sem um dia sequer de suspensão do atendimento.

O DCOM agradece a todas as Unidades pelo comprometimento na instrução dos processos enviados a este Departamento e no cumprimento dos prazos, e salienta a importância do planejamento interno das suas compras, tendo como principal ferramenta o Calendário de Compras 2020, divulgado no final do mês de dezembro de 2019, e disponível para consulta aqui no site do DCOM. Ressalta também o compromisso do Departamento em melhorar seus procedimentos, buscando maior celeridade e a melhoria do nível de qualidade do trabalho realizado.

O relatório completo está disponível clicando aqui.