UFSC economiza mais de 6 milhões em custas processuais em 2018

26/02/2019 14:17

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Compras (DCOM), conseguiu uma economia de cerca de R$ 6.579.000,00 em custas processuais, ou seja, na otimização e reorganização de trabalho que resultou na redução de 387 processos. Segundo Guilherme Krause Alves, diretor do DCOM, cada processo de licitação possui um custo estimado em R$ 17 mil. “O que o setor fez foi consolidar os processos, que consiste na análise dos pedidos para licitação enviados pelas unidades da UFSC e ‘junção’ em processos únicos, ou seja, um único processo licitatório pode ter vários pedidos das unidades”, explica ele.

 

Entrega do Relatório do DCOM 2018 pelo Diretor, Guilherme Krause Alves, ao reitor Ubaldo Balthazar durante reunião realizada com o Pró-reitor de Administração, Jair Napoleão Filho

 

A ação unificada de processos reduziu custos com publicação no Diário Oficial da União e jornais de grande circulação, equipamentos necessários para o tratamento dos processos, energia elétrica, estrutura, tempo de trabalho dos servidores envolvidos, entre outros. A consolidação estruturada desta forma é recente, começou em 2017, e para 2019 a estimativa é de mais uma economia em torno de R$ 2,2 milhões. “A partir da redução do número de processos, geramos esta economia. Entretanto, existem outros ajustes e aperfeiçoamentos paralelos a serem feitos e ajustados que podem gerar impactos positivos, inclusive no resultado final dos processos como um todo”, salienta Alves.

Leia o restante da matéria acessando o Notícias UFSC.