Calendário de Compras e Cronograma PGC UFSC

Calendário de Compras 2019

 

O Calendário de Compras da UFSC de 2019 mudou. Agora, cada etapa possui um cronograma de atividades, incluindo um fluxo prévio à inserção das informações no Sistema Solar, de modo a otimizar os procedimentos, evitando redundância de tarefas, aperfeiçoando os controles e aumentando a celeridade dos processos. Uma das vantagens pretendidas é, por exemplo, evitar que vários requerentes realizem a pesquisa de preços para um mesmo material.

Acesse AQUI o Calendário de Compras de 2019, com instruções e Cronogramas de Atividades.

Leia também: Memorando Circular nº 37/2018/DCOM – Divulgação do Calendário de Compras 2019.

Seção do Manual de Compras do DCOM relativa aos novos procedimentos para envio dos pedidos de aquisição de material por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP).

Cronogramas de atividades e planilhas online, publicadas conforme prazos das Etapas:


Cronogramas e Planilhas

 

Veja abaixo o cronograma da 4ª etapa do Calendário de Compras do DCOM de 2019:

Acesse as planilhas online para inserção das demandas referentes à 4ª etapa do Calendário de Compras 2019 (divulgação em 14/6/2019) e proceda exatamente conforme as instruções do Manual de Compras:

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Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)

 

O Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) constitui a ferramenta informatizada, integrante da plataforma do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG, disponibilizada pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (ME) para elaboração do Plano Anual de Contratações (PAC) pelas Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASG). A UFSC, incluindo todos os seus campi, é uma UASG, por exemplo. Cada UASG deverá elaborar anualmente o respectivo PAC, contendo todos os itens que pretende contratar no exercício subsequente (Instrução Normativa nº 1, de 10 de janeiro de 2019/SEGES/ME). A elaboração do Plano Anual de Contratações é obrigatória, sob pena de inviabilizar a aquisição no período de execução do Plano.

Para que haja garantia de que a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) considere as informações contidas no Plano para elaboração da proposta orçamentária a ser encaminhada ao Congresso Nacional, as Unidades deverão enviar as informações relativas ao PGC até o dia 1º de abril de 2019, impreterivelmente. É importante destacar que deverá ser inserido no sistema aqueles materiais os quais se pretende efetivamente comprar no ano de 2020, o que equivale à emissão da nota de empenho.

*ATUALIZAÇÃO. Conforme noticiado no Portal de Compras do Governo Federal, o prazo para inserção dos dados no sistema PGC foi prorrogado para o dia 15 de maio de 2019. Desta forma, de modo a possibilitar todos os encaminhamentos em tempo hábil, solicitamos que as Unidades enviem as suas demandas para a UC (Unidade de Compras) até o dia 8 de maio de 2019, impreterivelmente. As demandas enviadas após esta data serão tratadas em conjunto com aquelas enviadas conforme o cronograma alternativo, sem garantia de inclusão na proposta orçamentária.

 

No entanto, uma vez que há aberturas do PGC em outros períodos do ano para ajustes, o DCOM elaborou um cronograma para envio das necessidades de compra para o ano de 2020 com base no Calendário de Compras de 2019, para que as Unidades possam aproveitar as Pesquisas de Preços realizadas para as compras do Calendário.

Após a inclusão dos itens no PGC pelas Unidades e posterior avaliação do DCOM (nos prazos definidos pelo ME), as informações para aprovação serão enviadas para a autoridade máxima da UFSC, que então enviará o Plano Anual de Contratações ao ME. Salienta-se que, neste caso, não haverá garantia de inclusão na proposta orçamentária a ser encaminhada ao Congresso Nacional pela SOF.

Destaca-se que as orientações e prazos definidos pelo DCOM referem-se apenas às demandas de material de consumo e permanente. Serviços e obras, por exemplo, deverão ser encaminhadas conforme definição pelos setores competentes.

Cronograma PGC UFSC para materiais de consumo e permanentes (para envio no decorrer do ano de 2019, sem garantia de inclusão na proposta orçamentária):

  • Prazo para inclusão de itens a serem adquiridos no ano de 2020 referentes aos grupos relacionados na 1ª etapa do Calendário de Compras 2019: 8/4/2019
  • Prazo para inclusão de itens a serem adquiridos no ano de 2020 referentes aos grupos relacionados na 2ª etapa do Calendário de Compras 2019: 13/5/2019
  • Prazo para inclusão de itens a serem adquiridos no ano de 2020 referentes aos grupos relacionados na 3ª etapa do Calendário de Compras 2019: 17/6/2019
  • Prazo para inclusão de itens a serem adquiridos no ano de 2020 referentes aos grupos relacionados na 4ª etapa do Calendário de Compras 2019: 29/7/2019
  • Prazo para inclusão de itens a serem adquiridos no ano de 2020 referentes aos grupos relacionados na 5ª etapa do Calendário de Compras 2019: 2/9/2019
  • Prazo para inclusão de itens a serem adquiridos no ano de 2020 referentes aos grupos relacionados na 6ª etapa do Calendário de Compras 2019: 7/10/2019

Acesse aqui a seção do Manual de Compras do DCOM relativa aos procedimentos relacionados à inclusão de itens no Plano Anual de Contratações da UFSC por meio do Sistema PGC.

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