Calendário de Compras da UFSC

Calendário de Compras 2020

 

Calendário de Compras da UFSC de 2020 foi construído com base na experiência dos anos anteriores e a partir das respostas e comentários abertos obtidos por meio da pesquisa realizada de setembro a novembro de 2019. Após análise dos resultados, foram realizados vários ajustes para contemplar as demandas repassadas pelas Unidades, como o aumento do período para realização das tarefas de orçamentação e a não sobreposição das etapas e atividades a partir do adiantamento do início da primeira etapa, que agora começa no final do mês de janeiro.

Participe da lista de e-mails informativos do Calendário de Compras do DCOM. Clique aqui para se inscrever e receber e-mails de alerta sobre os prazos e eventuais alterações! Você poderá solicitar o cancelamento da inscrição quando quiser, pelo mesmo endereço.

Acesse AQUI o Calendário de Compras de 2020, com instruções e Cronogramas de Atividades.

Leia também: Ofício Circular nº 28/2019/DCOM – Divulgação do Calendário de Compras 2020.

Acesse aqui o “relato sobre a avaliação das sugestões realizadas ao Calendário de Compras da UFSC 2020” (2 páginas).

Seção do Manual de Compras do DCOM relativa aos procedimentos para envio dos pedidos de aquisição de material por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP).

 

Cronogramas de atividades e planilhas online, publicadas conforme prazos das Etapas:

 

Dispensa de licitação de itens pré-aprovados pelo DCOM

Em observância aos princípios da economicidade e da eficiência administrativa, o DCOM selecionou e pré-aprovou itens demandados durante o ano de 2019 para que durante o Calendário de Compras 2020 possam ser adquiridos por dispensa de licitação com base no dispositivo do art. 24, inc. II da Lei nº 8.666/1993 (baixo valor).

O objetivo dessa iniciativa é evitar licitações com valor total por material muito baixo, que não têm atraído o interesse dos fornecedores (itens desertos), ou que têm causado problemas no momento da execução contratual, entre outros inconvenientes.

Para facilitar o planejamento das Unidades, esses itens poderão ser consultados na planilha que divulgará uma prévia das listas fechadas. Clique aqui para acessar a planilha!

Informações práticas:

  • Os itens pré-aprovados pelo DCOM para dispensa aparecerão identificados em linhas de fundo amarelo nas planilhas on-line e com o indicativa na coluna “Dispensa” já selecionado;
  • Pedidos de dispensa de licitação desses itens deverão ser encaminhados estritamente dentro dos quantitativos pré-aprovados e dentro dos prazos da atividade “Inserção das demandas nas listas fechadas e abertas pelas Unidades requerentes” do Cronograma de Atividades da Etapa pertinente no Calendário de Compras 2020;
  • Deve-se solicitar apenas o quantitativo necessário para atendimento das necessidades para o exercício de 2020;
  • O número máximo de materiais por pedido de dispensa encaminhado é de 50 itens;
  • Dispensas emergenciais e justificadas terão prioridade de atendimento em relação aos itens pré-aprovados;
  • Quando encaminhados ao DCOM, todos os pedidos de dispensa, sem exceção, estarão sujeitos à análise da documentação/justificativa e ao limite de utilização do referido dispositivo pela UFSC;
  • Caso alguma Unidade requerente opte por encaminhar itens da planilha prévia das listas fechadas pelo Sistema de Registro de Preços, o valor total de cada item será julgado caso a caso durante as Etapas do Calendário, podendo ocorrer recusa do(s) pedido(s) com indicação para tramitação por meio de pedido de dispensa.

Os procedimentos para a instrução de processos por meio de dispensa de licitação estão disponíveis no Manual de Compras do DCOM.

 

Ajustes no catálogo de materiais

Durante o ano de 2020, realizaremos alguns ajustes necessários no catálogo de materiais. Para isso, contaremos com o apoio dos setores requerentes. Os itens a serem ajustados estão sinalizados nas Listas Fechadas (em fonte negrito e azul), bem como na relação de Materiais Diversos (abaixo).  Na prática, o responsável pela orçamentação dos respectivos itens que estejam destacados nas Listas Fechadas ou na relação de itens a serem migrados (099.24) deve realizar os ajustes junto ao setor de catalogação (PROAD) antes da inserção dos itens nos pedidos de compra.

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Cronogramas e Planilhas

 

Veja abaixo o cronograma da 2ª etapa do Calendário de Compras do DCOM de 2020 (ajustado):

Acesse as planilhas online para inserção das demandas referentes à 2ª etapa do Calendário de Compras 2020 (divulgação em 10/3/2020) e proceda exatamente conforme as instruções do Manual de Compras:

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Veja abaixo o cronograma da 1ª etapa do Calendário de Compras do DCOM de 2020:

Acesse as planilhas online para inserção das demandas referentes à 1ª etapa do Calendário de Compras 2020 (divulgação em 24/1/2020) e proceda exatamente conforme as instruções do Manual de Compras:

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Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)

 

Acesse aqui a página relativa ao Plano Anual de Contratações (PAC) de materiais permanentes e de consumo da UFSC.

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