DCOM reduz quase pela metade o número de processos de compra na 1ª etapa do Calendário 2019

12/04/2019 12:18

O Departamento de Compras informa os resultados já obtidos na primeira etapa de implementação da nova metodologia de recebimento de pedidos de compras enviados pelas unidades requerentes.

Neste momento, a 1ª etapa do Calendário de Compras do DCOM está na sua última atividade do cronograma, com os requerentes consultando as planilhas online e identificando as suas responsabilidades dentro de cada processo licitatório. Os números abaixo fazem parte de um primeiro levantamento realizado, mas que já demonstra uma melhoria obtida em relação à forma como as demandas eram recebidas e tratadas nos anos anteriores.

A utilização das listas fechadas (listas com itens pré-definidos pelo DCOM, no qual as unidades necessitam apenas informar o quantitativo a ser comprado) e das listas abertas (listas em que as unidades inserem itens não contemplados na lista fechada), bem como a aglutinação destes pedidos em processos mais abrangentes, já tem demonstrado resultados positivos.

Podemos observar uma redução na quantidade de itens recebidos se comparado com o ano de 2018, onde a 1ª etapa resultou em 1356 itens. Esta redução se deve ao fato de muitos itens estarem na lista fechada, que fez com que vários requerentes solicitassem o mesmo item (com mesma especificação e detalhamento), ao invés de cada um dos requerentes solicitar individualmente estes itens como acontecia nos anos anteriores.

Além disso, em 2019 finalizamos a 1ª etapa com 20 processos licitatórios que serão encaminhados pela equipe da Coordenadoria de Análise e Planejamento das Compras (CAPL), sendo que em 2018, nesta mesma etapa, foram encaminhados 36 processos licitatórios, uma redução de 45% no número dos processos licitatórios em comparação com o mesmo período do ano passado. Cabe salientar que o valor estimado para a consecução de cada processo licitatório é de, aproximadamente, R$ 17.000,00.

A nova metodologia também afeta positivamente outros setores do DCOM. Neste ano, por exemplo, a Coordenadoria de Acompanhamento e Execução das Compras (CAEX) identificará uma redução na quantidade de Termos de Referência a serem elaborados e na quantidade de processos para acompanhamento; já o Setor de Apoio Administrativo (SAA) perceberá que as Atas de Registro de Preços se concentrarão em menos processos licitatórios distintos, além da redução dos processos que tramitam em todas as demais instâncias, como o Departamento de Licitações e a Pró-Reitoria de Administração, entre outros.