Coordenadoria de Análise e Planejamento de Compras (CAPL)
ATRIBUIÇÕES DA COORDENADORIA DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO DE COMPRAS
Para consultar os contatos do DCOM acesse http://dcom.proad.ufsc.br/contatos/
ATENDIMENTO
- Zelar pela satisfação dos clientes internos e externos através de atendimento pessoal, telefônico ou via e-mail institucional;
- Realizar demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para o Departamento de Compras e para resguardar os interesses da UFSC;
- Prestar informações acerca do andamento das Requisições de Compras, dentro das atribuições da Coordenadoria.
ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMPRA
- Receber e analisar todas as requisições de compras de material advindos das Unidades de Ensino e das Unidades Administrativas que integram a UFSC;
- Efetuar análise prévia dos pedidos de compra de material;
- Conferir os autos dos processos de compra de modo a ter todas as informações necessárias à aquisição;
- Conferir informações necessárias mínimas à individualização dos orçamentos e sua data de validade;
- Efetuar a conferência, diretamente no Mapa Comparativo de Preços, da presença de ao menos três cotações para cada um dos itens, ou das devidas justificativas para a ausência, as quais serão analisadas posteriormente pela Procuradoria Federal da UFSC;
- Efetuar a conferência, diretamente no Mapa Comparativo de Preços, da inexistência de variações superiores a 100% entre os valores considerados para cada item, ou das devidas justificativas para a existência;
- Orientar as Unidades quanto aos procedimentos dos certames licitatórios, conforme a legislação vigente;
- Orientar os diversos setores da UFSC quanto ao encaminhamento de solicitações para aquisições;
- Auxiliar no planejamento, organização, condução e controle das atividades de compras de material de uso comum da Universidade;
- Auxiliar no estabelecimento de critérios para o controle da aquisição de materiais conforme a legislação vigente.
DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
- Analisar os pedidos de dispensa e inexigibilidade de licitação de material recebidos das Unidades;
- Orientar os requerentes quanto aos procedimentos de elaboração e montagem dos processos para aquisição de material por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação;
- Emitir as solicitações de nota de empenho e anulações dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação de material;
- Efetuar o controle e atualização dos processos de inexigibilidade e dispensa de licitação recebidos pelo Departamento de Compras;
- Encaminhar para setores competentes da Universidade as requisições de compras que necessitam de parecer técnico e jurídico para sua aprovação.
ADMINISTRATIVO
- Desenvolver atividades necessárias ao apoio administrativo do Departamento de Compras;
- Identificar, coletar e disponibilizar dados necessários à elaboração de relatórios técnicos;
- Implementar programas e projetos;
- Coordenar, controlar e participar de assuntos inerentes à aquisição de materiais;
- Auxiliar na implementação de novas rotinas e soluções, bem como de seus resultados;
- Auxiliar na capacitação de servidores de maneira a facilitar e colaborar com o trabalho dos requerentes dos processos de compras nesta Universidade;
- Elaborar planejamento organizacional em conjunto com a Direção do DCOM.
PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS
- Encaminhar autorizações para compras de Produtos Químicos Controlados (PQC) aos fornecedores;
- Instruir as Unidades da UFSC quanto ao preenchimento dos relatórios de consumo mensal;
- Solicitar e receber dos responsáveis pelos PQC nas Unidades os relatórios de consumo mensal;
- Fazer o controle dos PQC, por meio de relatórios enviados pelos responsáveis;
- Enviar relatório de consumo (mapa) mensal dos PQC para a Polícia Federal através do sistema MAPAS, registrando informações de saldo anterior, aquisição, uso e saldo de estoque, bem como informações do fornecedor, de acordo com relatório enviado pelos responsáveis dos produtos nas unidades;
- Registrar no Mapa de Movimentação de Produtos Químicos (Sistema MAPAS da PF) a movimentação do mês;
- Solicitar o registro de novos PQC adquiridos pela UFSC à Polícia Federal;
- Solicitar autorização ao Exército Brasileiro quando houver pedido de PQC por esta instituição;
- Manter atualizado os Certificados de Licença de Funcionamento e de Registro Cadastral junto à Polícia Federal;
- Manter organizado e atualizado os documentos pertinentes aos PQC junto ao Departamento de Compras.