Coordenadoria de Análise e Planejamento de Compras

ATRIBUIÇÕES DA COORDENADORIA DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO DE COMPRAS

Contatos: Acesse http://dcom.proad.ufsc.br/contatos/

ATENDIMENTO

  • Zelar pela satisfação dos clientes internos e externos através de atendimento pessoal, telefônico ou via e-mail institucional;
  • Realizar demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para o Departamento de Compras e para resguardar os interesses da UFSC;
  • Prestar informações acerca do andamento das Requisições de Compras, dentro das atribuições da Coordenadoria.

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMPRA

  • Receber e analisar todas as requisições de compras de material advindos das Unidades de Ensino e das Unidades Administrativas que integram a UFSC;
  • Efetuar análise prévia dos pedidos de compra de material;
  • Conferir os autos dos processos de compra de modo a ter todas as informações necessárias à aquisição;
  • Conferir informações necessárias mínimas à individualização dos orçamentos e sua data de validade;
  • Efetuar a conferência, diretamente no Mapa Comparativo de Preços, da presença de ao menos três cotações para cada um dos itens, ou das devidas justificativas para a ausência, as quais serão analisadas posteriormente pela Procuradoria Federal da UFSC;
  • Efetuar a conferência, diretamente no Mapa Comparativo de Preços, da inexistência de variações superiores a 100% entre os valores considerados para cada item, ou das devidas justificativas para a existência;
  • Orientar as Unidades quanto aos procedimentos dos certames licitatórios, conforme a legislação vigente;
  • Orientar os diversos setores da UFSC quanto ao encaminhamento de solicitações para aquisições;
  • Auxiliar no planejamento, organização, condução e controle das atividades de compras de material de uso comum da Universidade;
  • Auxiliar no estabelecimento de critérios para o controle da aquisição de materiais conforme a legislação vigente.

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

  • Analisar os pedidos de dispensa e inexigibilidade de licitação de material recebidos das Unidades;
  • Orientar os requerentes quanto aos procedimentos de elaboração e montagem dos processos para aquisição de material por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação;
  • Emitir as solicitações de nota de empenho e anulações dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação de material;
  • Efetuar o controle e atualização dos processos de inexigibilidade e dispensa de licitação recebidos pelo Departamento de Compras;
  • Encaminhar para setores competentes da Universidade as requisições de compras que necessitam de parecer técnico e jurídico para sua aprovação.

ADMINISTRATIVO

  • Desenvolver atividades necessárias ao apoio administrativo do Departamento de Compras;
  • Identificar, coletar e disponibilizar dados necessários à elaboração de relatórios técnicos;
  • Implementar programas e projetos;
  • Coordenar, controlar e participar de assuntos inerentes à aquisição de materiais;
  • Auxiliar na implementação de novas rotinas e soluções, bem como de seus resultados;
  • Auxiliar na capacitação de servidores de maneira a facilitar e colaborar com o trabalho dos requerentes dos processos de compras nesta Universidade;
  • Elaborar planejamento organizacional em conjunto com a Direção do DCOM.

PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS

  • Encaminhar autorizações para compras de Produtos Químicos Controlados (PQC) aos fornecedores;
  • Instruir as Unidades da UFSC quanto ao preenchimento dos relatórios de consumo mensal;
  • Solicitar e receber dos responsáveis pelos PQC nas Unidades os relatórios de consumo mensal;
  • Fazer o controle dos PQC, por meio de relatórios enviados pelos responsáveis;
  • Enviar relatório de consumo (mapa) mensal dos PQC para a Polícia Federal através do sistema MAPAS, registrando informações de saldo anterior, aquisição, uso e saldo de estoque, bem como informações do fornecedor, de acordo com relatório enviado pelos responsáveis dos produtos nas unidades;
  • Registrar no Mapa de Movimentação de Produtos Químicos (Sistema MAPAS da PF) a movimentação do mês;
  • Solicitar o registro de novos PQC adquiridos pela UFSC à Polícia Federal;
  • Solicitar autorização ao Exército Brasileiro quando houver pedido de PQC por esta instituição;
  • Manter atualizado os Certificados de Licença de Funcionamento e de Registro Cadastral junto à Polícia Federal;
  • Manter organizado e atualizado os documentos pertinentes aos PQC junto ao Departamento de Compras.