Coordenadoria de Compra de Material Permanente

ATRIBUIÇÕES DA COORDENADORIA DE COMPRA DE MATERIAL PERMANENTE

ATENDIMENTO

  • Zelar pela satisfação dos clientes internos e externos através de atendimento pessoal, telefônico ou viae-mail institucional;
  • Realizar demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para o Departamento de Comprase para resguardar os interesses da UFSC;
  • Prestar informações acerca do andamento das Requisições de Compras.

SOLICITAÇÃO DE EMPENHOS

  • Instruir como o requerente deve proceder na solicitação de materiais permanentes com Registro de Preços vigente;
  • Realizar autorizações de fornecimento de materiais permanentes (AF´s);
  • Emitir solicitações de nota de empenho de material permanente e de processos de Adesão à Ata de Registro de Preços de outros Órgãos Federais;
  • Emitir o SICAF e demais certidões de regularidade fiscal pertinentes às solicitações de nota de empenho emitidas;
  • Montar processos físicos de empenho;
  • Encaminhar aos fornecedores, via e-mail ou AR, o empenho;
  • Encaminhar ao DGP, após a ciência do fornecedor,o processo físico de empenho de material permanente para as devidas providências a cargo daquele Departamento;
  • Analisar, em conjunto com o requisitante do material, pedidos de prorrogação de prazo de entrega de itens de material permanente solicitados pelos fornecedores.

AQUISIÇÕES DE MATERIAIS PERMANENTES

  • Receber e analisar todas as requisições de compras de material permanente advindos das Unidades de Ensino e das Unidades Administrativas que integram a UFSC;
  • Efetuar análise prévia dos pedidos de compra de material permanente;
  • Conferir os autos dos processos de compra de modo a ter todas as informações necessárias à aquisição;
  • Conferir informações necessárias mínimas à individualização dos orçamentos e sua data de validade;
  • Efetuar a conferência, diretamente no Mapa Comparativo de Preços, da presença de ao menos três cotações para cada um dos itens ou das devidas justificativas para a ausência que serão analisadas posteriormente pela Procuradoria Federal da UFSC;
  • Efetuar a conferência, diretamente no Mapa Comparativo de Preços, da inexistência de variações superiores a 100% entre os valores considerados para cada item.
  • Orientar as Unidades quanto aos procedimentos dos certames licitatórios, conforme a legislação vigente;
  • Orientar os diversos setores da UFSC quanto ao encaminhamento de solicitações para aquisições;
  • Elaborar Termo de Referência para aquisição por Pregão conjuntamente com o requisitante do material;
  • Encaminhar para setores competentes da Universidade todas as Requisições de Compras que necessitam de parecer técnico e jurídico para sua aprovação;
  • Auxiliar no planejamento, organização, condução e controle das atividades de compras de material permanente de uso comum da Universidade (mobiliário corporativo, aparelhos de ar condicionado, etc.);
  • Promover o aprimoramento contínuo dos procedimentos relativos às aquisições;
  • Manter permanente articulação comos agentes de compras das Unidades de Ensino, das Unidades Administrativas e Campus da UFSC;
  • Estabelecer critérios para o controle da aquisição de materiais permanentes conforme a legislação vigente;
  • Auxiliar na capacitação de servidores de maneira a facilitar e colaborar com o trabalho dos requerentes dos Processos de Compras nesta Universidade;
  • Instaurar processos de mudança de marca pleiteados pelos fornecedores e conduzi-los em parceria com a equipe de apoio participante do pregão;
  • Avaliar pedidos de adesão à ata de pregões eletrônicos (SRP) que contemplam materiais permanentes solicitados por Órgãos Externos e pela própria Universidade;
  • Realizar conferência de empenhos de material permanente para abertura de processo administrativo contra empresas inadimplentes;

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

  • Analisar os pedidos de dispensa e inexigibilidade de licitação de material permanente recebidos das Unidades;
  • Orientar os requerentes quanto aos procedimentos de elaboração e montagem dos processos para aquisição de material permanente;
  • Emitir as notas de empenho e anulações dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação de material permanente;
  • Efetuar, através de planilhas, o controle e atualização dos processos de inexigibilidade e dispensa de licitação recebidos pela Coordenadoria de Compras de Material Permanente (CCMP);

ADMINISTRATIVO

  • Desenvolver atividades necessárias ao apoio administrativo do Departamento de Compras;
  • Identificar, coletar e disponibilizar dados necessários à elaboração de relatórios técnicos;
  • Implementar programas e projetos;
  • Coordenar, controlar e participar de assuntos inerentes à aquisição de materiais permanentes;
  • Auxiliar na implementaçãode novas rotinas e soluções, bem como de seus resultados;
  • Elaborar planejamento organizacional em conjunto com a Direção do DCOM.

Formulários disponíveis em:

http://dcom.proad.ufsc.br/formularios/

http://dcom.proad.ufsc.br/instrucoes-para-adesoes-requerentes/

Atas disponíveis em:

http://dcom.proad.ufsc.br/materiaispermanentes/